quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Apesar de Você

Alienada por opção, alijada politicamente, totalmente por fora dessa podridão! Essa sou eu, prefiro mergulhar em outras águas... mas por mais que a minha opção seja a de abstrair toda essa nojeira, não tenho como não me sentir tocada por esse texto. Por isso, abro as portas do meu Blog para que a a minha grande amiga Márcia Carneiro possa extravasar o seu talento para a escrita e toda a sua indignação.

"Quando chegar o momento/ Esse meu sofrimento, vou cobrar com juros/ Juro!" - Chico Buarque

Beijos e até! Boa reflexão...

BRASIL - ORGULHO E ÓDIO

Márcia Carneiro Luiz

O meu sentimento de orgulho por viver em um país tropical, com belezas naturais muito requisitadas, com pessoas lindas e criativas que fazem nosso padrão estético e nossa arte serem reconhecidos mundialmente, berço de idéias inteligentes que contribuem para o desenvolvimento mundial, enfim, um país abençoado e bonito por natureza, está totalmente soterrado por um sentimento feio, pobre e nojento.

Ao mesmo tempo em que amo, odeio este país. Odeio a gente brasileira. E não me excluo. Odeio-me também!

Desculpem frisar tanto a palavra ódio. Minha mãe sempre falou que não atrai boas energias e sei disso. Mas, no momento, estou odiando nosso país..

Talvez o ato de escrever este texto tenha surgido da necessidade de vomitar por meio das palavras tais sentimentos, colocar para fora e assim não sentir tanto ódio de mim mesma.

Minha maior revolta já deixou de ser por causa de políticos corruptos, assaltantes e assassinos inescrupulosos impunes, pessoas irresponsáveis no trânsito, empresários corrompedores, presidentes e sua prole política, entre tantos outros responsáveis por este caos que vivemos.

Minha revolta, a que resulta em sentimentos ruins, é com todos nós. É com o povo deste país que chora ao ouvir nosso hino, que bate no peito para dizer que é brasileiro. Estes que se emocionam ao ver nossas seleções jogarem, que acham a Floresta Amazônica nosso bem mais lindo e precioso, que dizem que vivemos em um país fantástico.

Realmente, vivemos no fantástico país das tragédias, comédias e folhetins banais e somos dignos deste adjetivo oco.

Oco como as atitudes vazias deste povo que "ama" o seu país, mas vive nele como se estivesse assistindo uma novela ou o Big Brother. Só que não se dá a o trabalho nem de ligar para votar nos “paredões”.

Somos meros espectadores desta novela mexicana, ops, brasileira, que, a cada capítulo, pode até surpreender, mas o final é sempre banal e previsível. Talvez por isso cada vez nos damos menos Ibope.

É bem verdade que estes capítulos vendem alguns jornais, revistas e telejornais e fazem sobreviver os veículos de comunicação que ainda vendem informação. Embora estes a cada dia sejam mais "comprados" e manipulados para divulgar notícias mornas e superficiais. Veículos de comunicação e jornalistas sérios estão em extinção. Faz tempo que a temporada de caça a eles está aberta. Pobres coitados! Destes não tenho ódio. Tenho orgulho, vontade de ser igual quando crescer.

Escrevo para tentar despertar o verdadeiro sentimento patriota, inclusive o meu.

Vamos acordar, eu quero acordar! Não basta pensar só no meu umbigo. Enquanto for assim, tudo vai continuar podre.

Infelizmente, me sinto sozinha, tentando unir forças com pessoas que não sei quem são e não sei se sentem o mesmo.

Não agüento mais ler o jornal e ficar indignada. O que fazer? Penso em me filiar a um partido político, tentar fazer alguma coisa para ajudar. Mas que partido? Não confio em partidos. Não confio na política!

Sou uma descrente – meu Deus, o que me tornei?!

Minha vontade agora é deletar tudo o que escrevi......

......Pensei muito nisso. Acho que vou incomodar as pessoas com este texto.

Mas querem saber? Resolvi apertar no enviar e botar para fora meus sentimentos. Acho que vou me sentir melhor depois disso.

E digo mais: quero fazer alguma coisa pelo nosso país. Minha parte como empresária e cidadã ética e correta procuro fazer. Se alguém souber o que mais posso fazer para acabar com a papagaiada que lemos nos jornais diariamente, por favor, dê -me uma luz.

Quero que nosso dinheiro seja bem empregado. Precisamos de educação, sim. Saúde, sim. Segurança, sim. Entre muitas outras coisas. Até porque, pagamos (muito caro) para não recebermos isso. Nossa carga tributária está entre as maiores do mundo, todo mundo está careca de saber. Sem contar os outros impostos implícitos na nossa vida. Trabalhamos para sobreviver, não para viver.

Não quero que meus filhos tenham uma mãe carrancuda e descrente com o país no qual eles vão nascer. Ainda posso ajudar a mudar isso e vou tentar. E vocês?

3 comentários:

Bey. disse...

Ontem mesmo ao tentar ver o jornal nacional, PAREI! Simplismente não consegui continuar. A corrupção tomou conta de tudo (não só no governo, é futebol, igreja, empresas, simplismente TUDO foi contaminado). Como tu, prefiro me manter "alienada", pra ter um pouco de paz, mesmo que essa seja uma falsa paz. O problema do Brasileiro é idealizar no poder alguém que nem na ruas existe. O governo é o espelho da nossa sociedade.

Haas, Jeferson disse...

"I see you and your selective amnesia..."

Still

Unknown disse...

Dá-lhe Marcinha!!!! Sou parceira!!! concordo em gênero, número e grau contigo!!!! Muito bom!!! Beijo e escreve de vez em quando tá? Lenabz